Santa Luzia - Rodapes e Acabamentos

{tab= Catálogos}

1 - Catálogo de Produtos

2 - Catálogo de Produtos

{tab= Características}

Características do produto

2.1. Dilatação Térmica

A dilatação térmica é uma característica específica dos materiais, ou seja, todos sofrem alterações de dimensões em função da variação da temperatura. Essa variação é diferente para cada material, porém é conhecida. Portanto, podemos calcular esta variação para cada diferença de temperatura em função do comprimento do produto.
Os produtos de poliestireno da Santa Luzia têm uma dilatação térmica característica de 0,15 % para uma variação de temperatura de 25 oC.

2.2. Absorção de água

A avaliação de absorção de água dos produtos Santa Luzia foi feita pela variação do peso e das dimensões do produto após imersão em água durante 24 horas.
A variação do peso dos produtos foi de 0,82 %. Esta variação não altera as características do produto. Com relação a variação dimensional, esta não ocorre em função da absorção de água.

2.3. Flamabilidade

Os produtos têm a característica de propagar chama.

1.1. Exposição a Ambientes Litorâneos

A utilização de materiais em ambientes litorâneos deve ter cuidados especiais devido à “agressividade” do ambiente, pois podem ocorrer alterações significativas em alguns produtos.
Os produtos de poliestireno Santa Luzia não apresentam nenhum tipo de alteração quando expostos as condições de ambientes litorâneos, ou seja, são indicados para a utilização nestes locais.

1.2. Resistência a Produtos de Limpeza

Os produtos de limpeza indicados são: detergente, água sanitária e álcool etílico. A aplicação deve ser feita de modo a não permitir que estes produtos fiquem em contato direto por um tempo superior a 10 minutos.
A limpeza dos produtos deve ser feita com o auxílio de tecido ou esponja macia.
Obs.: Os testes realizados para a elaboração da ficha técnica foram feitos em perfis com acabamentos de linha (tinta a base de nitrocelulose e hot stamping). Se forem aplicados outros tipos de tinta, devem-se observar as recomendações do fabricante da mesma.

1.3. Resistência a Pragas

Pragas como cupins, brocas e outros insetos não se alimentam deste produto.

1.4. Ambiente de Aplicação

Os produtos não são indicados para a utilização em ambientes em que tenha a incidência direta da radiação solar, pois pode causar alterações no mesmo.
Este produto pode ser utilizado em ambientes úmidos, pois o mesmo não sofre alterações quando exposto a umidade, conforme apresentado no item 2.2.
A aplicação destes produtos é indicada para ambientes com temperatura inferior a 50°C, lembrando que qualquer variação de temperatura submeterá os produtos a uma dilatação térmica conforme apresentado no item 2.1 deste documento.

{tab= 1. Acabamento}

Acabamento e Aplicação de Tintas

Os perfis de linha são fornecidos com pré-acabamento, pintados com tinta a base de nitrocelulose ou Hot Stamping.

Para obter maior qualidade final de acabamento nos perfis pintados, evitando a absorção de sujeira e aumentando a resistência ao risco, deve-se fazer pintura de acabamento seguindo as orientações descritas abaixo:

a) A tinta utilizada para o acabamento final dos produtos deverá ser a mesma a ser utilizadas nas aberturas. Isso faz com que qualquer alteração que esta nova tinta possa sofrer será muito semelhante tanto nas aberturas quanto nos rodapés e guarnições, minimizando uma possível diferença de tonalidades;

b) É proibida a utilização de lixa ou qualquer procedimento que remova o préacabamento dado ao produto na Santa Luzia, pois as tintas que posteriormente serão aplicadas irão agredir o produto, prejudicando a qualidade do mesmo.

c) O produto está preparado para receber tintas a base de nitrocelulose, acrílica, poliuretano e sintética, mas cada tipo de tinta de acabamento utilizado tem um desempenho específico, como por exemplo, na facilidade de limpeza e resistência ao amarelamento. Segue abaixo informações de cada tipo de tinta:

Tipo de Tinta Aplicação Resistência ao Amarelamento Facilidade de Limpeza
Acrílico (base solvente) Não há necessidade de pintor especializado. Pode ser usado pistola ou pincel. Muito boa Muito boa

Acrílico (base d’água)

Poliuretano Alifático Há necessidade de pintor especializado, pois é uma tinta bi-componente e exige pintura com pistola. Boa Muito boa

Poliuretano Aromático

Fraca

Sintético Não há necessidade de pintor especializado. Pode ser usado pistola ou pincel. Fraca Boa
Nitrocelulose Não há necessidade de pintor especializado. Pode ser usado pistola ou pincel. Fraca Boa
  • Todos os tipos de tintas sofrem amarelamento, mas o que diferencia é o tempo que leva para isso ocorrer. Este tempo de amarelamento depende da intensidade da luz sobre a tinta, ou seja, quanto maior a intensidade de luz, mais rápido a tinta vai amarelar.
  • É importante ressaltar que o desempenho do novo acabamento dependerá da qualidade da tinta e da aplicação, e devem-se considerar as especificações do fornecedor/fabricante.

A produção de acabamentos especiais, ou seja, que não seja utilizada o padrão de tinta branca a base de nitrocelulose, é feita respeitando as determinações da Política de Vendas.

{tab= 2. Apresentação}

Apresentação, Embalagem e Armazenamento

Os produtos são apresentados em barras de 2,40 m de comprimento, embaladas com plástico termo-encolhido em caixas de papelão. Cada embalagem contém a referência do produto e instruções de instalação.
O armazenamento pode ser feito tanto na vertical quanto na horizontal, desde que não provoque a envergadura dos perfis.
Obs.: Perfis com comprimentos especiais podem ser feitos de acordo com a Política de Vendas, e o tipo de embalagem pode ser também negociado caso a caso.

{tab= 3. Medidas de Segurança}

3.1. Para o corte: utilizar óculos de segurança ou protetor facial, máscara para pó e protetor auricular. Cuidados mínimos exigidos para o trabalho com serras elétricas.
3.2. Para fixação e acabamento: utilizar os equipamentos e produtos de proteção determinados pelos fabricantes dos produtos de acabamento, como massas, tintas, silicone e/ou qualquer produto que venha ser utilizado. Cuidados mínimos exigidos para o trabalho com furadeiras elétricas.

{tab= 4. Instruções}

Instruções para Instalação

4.1. Materiais e ferramentas

  • Metro ou trena;
  • Medidor de nível;
  • Serra de meia esquadria elétrica ou manual (elétrica dá acabamento melhor);
  • Furadeira e broca 6 mm para madeira e para alvenaria;
  • Prego 13 x 15 sem cabeça;
  • Lixa;
  • Martelo;
  • Lápis;
  • Silicone;
  • Massa niveladora;
  • Pano para limpeza.

1.1. Procedimento para Instalação

Para um acabamento de melhor qualidade, devem-se seguir os passos descritos abaixo. A recomendação é de utilizar para a fixação as buchas tipo “T” fornecidas pela Santa Luzia.
1º) Ver as instruções de instalação no CD ou no site da empresa.

2º) Preparar a superfície que será fixado o produto. É muito importante que as superfícies estejam secas, isentas de poeiras, fungos, massas, gessos e elevações. Utilize lixas ou outros materiais para a preparação destas superfícies.

3º) Fazer um gabarito cortando um pedaço de 5 cm do perfil a ser fixado. Atrás do mesmo, dentro da ranhura existente para encaixe da bucha, fazer um furo transpassando de lado a lado.

4º) Utilizando este gabarito, coloque-o exatamente onde deverá ser fixado o perfil , com o auxílio de um lápis ou objeto pontiagudo marque onde deverá ser feito o furo. Fazer uma marcação a cada 40 cm. Em seguida, fazer o furo utilizando broca de 6 mm.

5º) Colocar a bucha “ T ” no furo utilizando martelo. Posteriormente introduzir na bucha o prego sem cabeça, isto garantirá a dilatação da mesma no interior do furo e dará maior firmeza. Colocá-las de forma que fiquem alinhadas para a fixação das barras. Não é aconselhada a utilização de parafusos.

6º) Retirar a embalagem do perfil, cortar em 45o as pontas conforme necessidade, aplicar uma linha contínua de silicone ao longo do verso da barras afastado da ranhura da bucha. Para minimizar possíveis trincas nas emendas, é indicada a utilização de cola instantânea (tipo Super Bonder®) no topo das barras. Em seguida, encostar a barra no local a ser fixado e pressionar com as próprias mãos até encaixar nas buchas. Para a fixação sobre a madeira, pode-se utilizar a bucha cortando a parte que seria colocada dentro da parede e fixá-la com um prego 12 x 12 com cabeça. Para as emendas das barras, usar uma bucha cortada de forma que fique como um guia para garantir o alinhamento das duas barras, pois ficam apoiadas na mesma bucha.

Obs. 1: Em locais que não pode ser furada a parede (por exemplo, quando há rede hidráulica) pode ser usada um pequeno pedaço de fita dupla face a cada 40 cm com silicone, evitando a furação para uso da bucha.

Obs. 2: O corte deverá ser feito de forma rápida para conseguir uma maior qualidade.

Obs. 3: Para ter um acabamento de maior qualidade deve-se fazer corte em 45o. O corte de topo não é recomendado, pois quando usado, o acabamento não é perfeito.

7º) Para melhor acabamento nas junções e entre a parede e as barras, é indicada a aplicação de massa niveladora de cor branca (produto vendido nas lojas de tintas). A limpeza dos excessos deve ser feita com pano úmido antes de secar a massa. Para perfis coloridos, caso seja necessário aplicar massa, utilizar massa colorida tipo F12 ou pigmentar a massa branca com pigmento.

8º) Para realizar pinturas nos perfis, deve-se fazer após a instalação, pois assim o acabamento das emendas ficar ainda melhor.

Em paredes irregulares, é indicada a fixação com as buchas “T”, a mesma faz com que se consiga um acabamento melhor.

Podem ocorrer situações em que haja o aparecimento de trincas nas emendas das barras. Estas trincas podem surgir devido à dilatação térmica, conforme descrito no item 2.1 acima, principalmente em ambientes que tenha grande variação de temperatura, ou mesmo devido a problemas da própria estrutura da edificação, como vibrações, acomodações e outros movimentos. Para evitar as trincas ou amenizar, é indicado o uso de cola instantânea (tipo Super Bonder®) nas emendas e/ou bucha “T”. Quando ocorrer dilatação, é indicado que se faça a correção com silicone branco.

Também podem ser utilizadas outras formas de fixação, como prego sem cabeça, parafuso, pinadeira (com silicone), cola de contato, silicone, gesso cola. As colas a serem utilizadas devem ser a base de solvente para ter melhor desempenho.

É importante ressaltar que a maior qualidade se consegue utilizando a bucha “T” seguindo o descrito acima e/ou prego sem cabeça/pinadeira. Se usar prego sem cabeça ou pinadeira, deve-se fazer acabamento com massa de correção. É indicado pela Santa Luzia, realizar acabamento com pintura final, é imprescindível para dar qualidade ao acabamento.

{/tabs}

Faça seu Orçamento

Verificação anti-spam: clique na opção, não sou um robô
Invalid Input

Contato

Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input

Brasília - DF

SIA Trecho 3/4, Lote 445/455 -
Brasília, DF, 71200-030

Goiânia - GO

Rua 16, S/N, Quadra 50 Lote 13 - Jardim Santo Antonio -
Goiânia, GO, 74.853-290

Contatos

Brasília

(61) 3356-5240
(61) 3548-1520

Goiânia

(62) 3942-1020

Fique Conectado

Segunda a Sexta:

07h30 às 18h

Sábado:

07h30 às 12h

© Copyright 2018 - Hometeck