builderall

Forros

SISTEMAS

Steel Frame
O que é Steel Frame? Vantagens e desvantagens para construção civil
O Steel Frame é um sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado que juntas formam o principal elemento estrutural. A vedação de toda a estrutura é feita por painéis, ou placas, que podem ser compostas por diversos tipos de materiais, como: madeira, placas cimentícias, painéis de alumínio composto ou até drywall.
Uma das partes mais importantes de uma construção é a estrutura, que normalmente é feita de concreto armado. Por outro lado, um novo sistema tem ganhado espaço nas inovações e novidades da construção civil no Brasil. Estamos falando do steel frame.
Este sistema é utilizado há anos nos Estados Unidos e é um dos mais famosos métodos de estrutura do mundo. Definitivamente, como todo processo de construção, o steel frame também tem suas vantagens e desvantagens.
Neste artigo você vai aprender mais sobre:
●  O que é steel frame?
●  Quais são as vantagens?
●  Quais são as desvantagens?
Continue a leitura e saiba mais sobre esse sistema que promete revolucionar as edificações!
O que é Steel Frame?
Steel frame, também conhecido como light steel frame, é um sistema formado por estruturas com perfis de aço galvanizado. O fechamento dessas estruturas é feito com placas que podem ser de madeira (OSB – Oriented Strand Board), cimentícias, painéis de alumínio composto ou até drywall.
Com a revolução do setor metalúrgico nos Estados Unidos e com o fim da Segunda Guerra Mundial, o aço se tornou um material abundante. Assim, começou a ser utilizado nas construções, originando o sistema e as estruturas em steel frame.
Após a fundação, os perfis de aço são colocados até ficarem com o formato desejado. Logo depois, as placas ou os painéis para fechamento são colocados nas laterais. Por fim, é feito o telhado, que pode ser com telhas de cerâmica, lajes de aço galvanizado com revestimento de madeira ou lajes pré moldadas de concreto.
O steel frame pode ser utilizado em qualquer tipo de edificação. Em casos de utilização de aço leve, pode ser aplicado em construções de prédios de até quatro andares.
Quais são as vantagens do steel frame?
Além da leveza e também da durabilidade de até 300 anos, as construções em steel frame proporcionam diversas outras vantagens importantes, como a redução de custos, maior produtividade e o ganho de área.
Para saber quais são elas e conhecer melhor os detalhes a respeito dessas vantagens, continue a leitura abaixo:
Redução de resíduos da construção
A produção das estruturas de steel frame também é sustentável pois grande parte da matéria-prima utilizada é reciclada.
Além da pouca ou quase nenhuma utilização de água, esse sistema tem baixíssimo índice de desperdício e descarte de materiais.
Obras mais rápidas e mais limpas
Como mencionamos, as construções feitas através deste método quase não produzem lixo durante a obra. Logo, somente essa razão já seria suficiente para que o ambiente de trabalho e as obras fiquem mais limpas e rápidas. Afinal, se compararmos esse método às estruturas em alvenaria, que costumam ser mais demoradas, normalmente os métodos tradicionais produzem alto volume de entulhos.
Para quem precisa montar um negócio rapidamente ou preza pela praticidade em construções, o steel frame é a opção ideal. Uma obra em steel frame fica pronta mais rápido que obras feitas com outros sistemas de construção. Em suma, as peças já são compradas prontas, bastando montar a estrutura e realizar as ligações entre elas.
Facilidade de execução e manutenção de instalações
Sabemos que uma obra que facilite os processos de manutenção posteriores é uma enorme vantagem. E é justamente isso que uma construção em steel frame tem para oferecer.
Ou seja, uma obra que tem o steel frame como elemento estrutural garante maior facilidade na passagem e manutenção das instalações elétricas, hidrossanitárias, gás, ar-condicionado e dados.
Quanto à manutenção, o transtorno e os custos com a troca de instalações é reduzido nas construções em steel frame. Como a estrutura é modular e de fácil manuseio, você só precisa retirar a placa para fazer a manutenção. Após realizar o procedimento necessário, basta voltá-la para o lugar original.
Nem precisamos mencionar o fator durabilidade, certo? Logo, por ser um tipo de construção altamente durável, a necessidade de manutenção também pode ser reduzida.
Ganho de área
Quando comparada a uma planta de edificação em alvenaria, uma construção feita com aço galvanizado oportuniza um ganho de área. Imediatamente, isso se
justifica porque a espessura das paredes internas nas edificações em steel frame é menor se comparada a tijolos e blocos, por exemplo.
Menor número de etapas de construção
As obras em steel frame são mais rápidas também por apresentarem menor número de etapas de construção. As pessoas, de maneira geral, têm pressa em todo tipo de projeto. Definitivamente, contar com uma construção de qualidade com etapas reduzidas para entrega fará a diferença até mesmo no bolso!
Já que o processo é industrializado, os desperdícios serão menores. Assim, as etapas da obra serão apenas atividades de montagem. Quando comparamos à construções em concreto armado, a redução nos custos das fundações se destaca, uma vez que o steel frame cria estruturas muito mais leves.
Quais são as desvantagens?
Apesar da redução de custos e da crescente utilização na construção civil brasileira, as estruturas feitas com o sistema de steel frame apresentam algumas desvantagens. Confira quais são elas.
Demanda de mão de obra especializada
O sistema de steel frame precisa ser minuciosamente calculado e planejado, por não permitir erros e desperdícios que podem pesar no bolso. Assim, possuem manuseio diferenciado em comparação às construções de alvenaria.
Como a opção é inovadora no Brasil, podemos dizer que a mão de obra especializada por aqui ainda é escassa. O percentual de construções realizadas com estruturas de aço no Brasil ainda é muito inferior às estruturas de concreto armado.
Limitação de altura
O steel frame é utilizado em países com terremotos por ser uma estrutura resistente, ao contrário do que muitos imaginam. No entanto, é um aço leve e não é indicado para construções com mais de cinco andares, pois pode apresentar fragilidade. Antecipadamente, é muito importante ter o conhecimento minucioso a respeito desse tipo de material antes de optar por ele.
Conclusão
Vimos neste artigo que o Steel Frame possui diversas vantagens importantes, como a redução de custos, maior produtividade e o ganho de área. Além de ser um métodos construtivo mais sustentável e adequado aos modelos estruturais da construção no Brasil
Trata-se de um sistema inovador de construção, leve e com alta durabilidade. Logo, é preciso vender essa solução aos clientes para que, com as informações necessárias, eles se abram para o novo.
Apesar de algumas limitações, é natural que haja crescimento desse tipo de edificação em nosso país por haver diversos benefícios. Afinal, devemos considerar que o steel frame é um sistema já muito utilizado em outras partes do mundo.
Você acha que o steel frame tem tudo para se tornar tendência no Brasil ou acredita que os modelos tradicionais são melhores? Precisa esclarecer mais alguma dúvida em relação ao tema? Então deixe aqui o seu comentário!
Steel Frame: Confira Como Usar + 16 Projetos Que Vão Inspirar
ARQUITETURA
Steel Frame é um sistema construtivo à seco feito com perfis de aço galvanizado. Seu fechamento é realizado com placas de diversos materiais, por isso dispensa o uso de tijolos, cimento e concreto.love
No Brasil, o sistema construtivo mais comum é a alvenaria, mas cada vez mais o Steel Frame, ou Light Steel Frame, vem ganhando espaço.
Mas será que ele é vantajoso para todos os tipos de projetos? Neste artigo, vamos explicar o que é o Steel Frame, vantagens e desvantagens e mostrar exemplos de projetos. Acompanhe!
Veja como escolher os melhores materiais para seu projeto:
●  Quais são os tipos de janelas ideais para cada projeto?
●  Descubra por que o aço corten é um dos materiais mais versáteis da arquitetura
●  Pivotante, sanfonada e mais: veja 12 tipos de portas e como escolher a melhor
●  Madeirite: Veja Por Que Sua Obra Precisa Desse Material
O que é Steel Frame?
Steel Frame é um sistema construtivo à seco feito com perfis de aço galvanizado. Seu fechamento é realizado com placas de diversos materiais, por isso dispensa o uso de tijolos, cimento e concreto.
Em português, o termo Steel Frame significa “estrutura de aço”, e por aí já dá pra ter uma noção de
como esse sistema funciona.
Ele surgiu nas residências americanas no início do século XIX substituindo os perfis de madeira (wood frame) por perfis de aço.
Mas, afinal, o que é steel frame?
Trata-se de um modo de construção conhecido como construção seca. Ele tem esse nome porque
dispensa o uso de tijolos, cimento ou concreto.
O principal material utilizado são perfis de aço galvanizado.
Steel Frame: perfis de aço galvanizado
Antes de continuar explicando o que é steel frame, vamos falar rapidamente sobre a composição do aço galvanizado.
Esse tipo de aço passa por um processo chamado galvanização, que cria um revestimento de zinco sobre a peça. Essa substância evita a corrosão e dá mais segurança às obras ou objetos.
Voltando ao steel frame, os perfis de aço galvanizados são usados na criação de painéis estruturais e não estruturais, vigas secundárias, de piso, tesouras de telhado e outros componentes.
O fechamento do Steel Frame é feito por placas que podem ser cimentícias, de madeira, drywall, etc.
A primeira etapa de uma obra Steel Frame é a fundação, que normalmente é do tipo radier. Trata-se de uma fundação mais rasa que pode ser feita em vários tipos de terrenos.
Steel Frame: Fundação
Em seguida, o esqueleto do steel frame é montado sobre essa fundação. Depois de pronta, a estrutura de steel frame é preenchida com painéis e placas.
Steel Frame: preenchimento com painéis e placas
Na parte interna da parede são utilizadas chapas de gesso acartonado, massa niveladora, fita microperfurada e acabamentos.
Em ambientes mais sujeitos a umidade ou que precisam de uma resistência maior ao fogo utiliza-se chapas especiais.
Já na parte externa os materiais utilizados são placas OSB, membranas hidrófugas, placa cimentícia e elementos de acabamento.
Para garantir o isolamento acústico e conforto térmico na estrutura de Steel Frame, são utilizados recheios de lã mineral ou PET, que apresentam desempenho maior do que a alvenaria.
Steel Frame: parede interna e externa
Quando a edificação feita com steel frame tem mais de um pavimento, a separação entre um e outro é feita com lajes leves, que são perfis de aço galvanizado revestidos por madeira, placa cimentícia ou outro tipo de placa.
Veja o que já publicamos sobre acabamentos cerâmicos:
●  4 ideias de revestimentos para deixar o seu projeto moderno e prático
●  Piso de madeira natural ou cerâmica? Veja as vantagens e desvantagens e acerte na escolha!
●  Entenda quais são as diferenças entre piso de porcelanato e cerâmica de uma vez por todas
Ficou curioso para acompanhar uma obra de Steel Frame? Veja o vídeo abaixo, do canal Blog do Gesseiro:
A beleza das casas de Steel Frame
As casas de Steel Frame oferecem muitas vantagens, que veremos ao longo do texto. Mas, sem dúvida, umas das principais é a rapidez na construção – uma caraterística que agrada os clientes.
Além disso, os perfis de aço galvanizado podem contribuir esteticamente para o projeto, dando um ar industrial e moderno.
Algumas empresas oferecem o seguinte serviço para os clientes: ela montam a estrutura de steel frame sem nenhum acabamento.
A partir daí, o cliente pode personalizar da forma que quiser.
Casas de Steel Frame: Veja 16 projetos impecáveis
1. Steel Frame: residência no campo
2. Steel Frame: residência em Itatiba
3. Steel Frame: residência em área urbana
4. Steel Frame: detalhes de residência feita com Steel Frame
5. Steel Frame: casa com fachada de vidro e brise
6. Steel Frame: ampla varanda com revestimento de madeira
7. Steel Frame: casa com ambientes integrados
8. Steel Frame: fachada com janela de vidro
9. Steel Frame: casa de dois andares (projeto: Giovani Bonetti)
10. Steel Frame: estrutura metálica na fachada (foto: Pinterest)
Steel Frame em casa com pé direito alto (foto: Pinterest) Steel Frame casa de dois andares com janelas e portas de vidro (foto: Pinterest)
13. Steel Frame é opção excelente para projetos de loft (foto: Arkpad)
15. Steel Frame casa com cozinha integrada com a área externa (foto: Pinterest
Light Steel Frame: vantagens e desvantagens
Agora que você já sabe o que é Steel Frame, veja quais são as vantagens e desvantagens:
Vantagens
1- Sustentabilidade
A construção com Steel Frame gera pouco lixo e resíduos e nem necessita do uso de água. Além disso, o aço galvanizado é um material 100% reciclável.
Dessa forma, uma obra de Steel Frame é uma opção mais sustentável.
2- Rapidez
Steel Frame: canteiro de obra
Uma obra em Steel Frame costuma ficar pronta até 6x mais rápido do que obras feitas com outros sistemas construtivos.
Ela é ideal para quem quer montar um negócio rapidamente ou quer praticidade na hora de construir.
3- Alta durabilidade e resistência
Os materiais utilizados em uma cada de Steel Frame são industrializados, produzidos com matéria-prima de qualidade e passam por um rigoroso controle.
4- Maior precisão na execução
O Steel Frame é um sistema construtivo industrializado. Ou seja, todas as peças são produzidas em fábrica já com as medidas necessárias para uma execução perfeita. Dessa forma, evita-se erros, improvisações e atrasos na obra.
5- Ganho de espaço interno
Uma das principais vantagens de sistemas construtivos com estrutura metálica é o ganho de espaço interno, já que se reduz a necessidade de pilares e vigas. No caso do Steel Frame, a ampliação é de até 4%. Essa característica permite que o arquiteto crie projetos mais criativos e com mais possibilidades para o cliente.
6- Personalização
Steel frame: ambiente com conceito aberto
O Steel Frame permite o uso de vários acabamentos internos e externos.
Um tipo de vedação muito utilizado em casa de Steel Frame é o Drywall. Veja o que já publicamos sobre ele:
●  Como pintar drywall: confira o passo a passo e 7 dicas práticas!
●  O que é possível fazer em projetos de casas com drywall? 5 exemplos que irão mudar a sua
obra
●  Parede em drywall ou alvenaria? Veja a análise e descubra suas vantagens e desvantagens!
7- Precisão no orçamento de obra
Quem já contratou uma obra sabe que é muito comum os valores aumentarem ao longo do projeto. Isso acontece porque, muitas vezes, o cálculo do material não é feito corretamente no orçamento de
obra.
Esse problema pode ser evitado com o Steel Frame.
Como todas as peças são industrializadas (perfis de aço galvanizado, placas, parafusos) é mais simples especificar os valores e evitar sustos no futuro.
Desvantagens
1- Pouca mão de obra especializada
O número de profissionais especializados em Steel Frame no Brasil ainda é baixo se comparado a outros países.
Por conta disso, a obra pode acabar custando um pouco mais e demorar para começar.
2- Limitação de andares
Os perfis de aço galvanizado utilizados no Steel Frame são muito resistentes, porém o aço é um material leve. Por isso, o Steel Frame só pode ser utilizado em obras com até 4 pavimentos.
Steel Frame: obra com 4 pavimentos
3- Desconhecimento da população
Já ficou provado que o Steel Frame funciona bem em vários tipos de obra, desde às residências até de grande porte (quando mesclado com outros sistemas).
Mesmo assim, o Steel Frame ainda é pouco conhecido no Brasil. Por isso, muitas pessoas ainda preferem apostar em outros sistemas construtivos, principalmente na alvenaria.
Agora que você sabe mais sobre o Steel Frame, receba nosso material e aprenda, com dicas práticas, a fazer o gerenciamento e gestão de obras:
Como fazer manutenções
numa parede de Steel
Frame?
Seja na alvenaria ou em qualquer método construtivo, nunca foi desejado ter que fazer reparos num imóvel. No entanto, em alguns sistemas isso pode ser mais fácil, como por exemplo fazer manutenções numa parede de Steel Frame, que oferece mais facilidade evitando os “quebra-quebra”.
Manutenções construtivas
Num processo de instalação de obra convencional, é estranho pensar mas é verdade, que uma parede é construída para logo ser quebrada, a fim de passar os canos e fios, antes mesmo da obra ser ocupada, gerando retrabalho, desperdício e entulho.
O que notamos numa construção de alvenaria, é que as paredes são quebradas para passar as tubulações não somente no processo de construção, mas sim também quando temos problemas em instalações elétricas ou hidráulicas futuras.
Não tem outro jeito senão usar a marreta para quebrar a parede até chegar nessas instalações.
Sem contar quando também resolvemos adicionar novas tomadas, interruptores ou torneiras.
Ou seja, se mudarmos um pouco o que havíamos planejado antigamente, o que isso quase sempre acontece, gera aquela bagunça, barulho, sujeira e entulho. Consequentemente custos maiores e preocupações.
Com o Steel Frame é bastante diferente.
Como fazer manutenções numa parede de Steel Frame?
O sistema possibilita uma manutenção extremamente fácil. Não precisa quebrar.
Os reparos tanto no forro quanto nas paredes, geralmente são com cortes nas placas de fechamento.
Além disso, podem ser facilmente substituídas posteriormente por outra placa nova, ou apenas por um pedaço, encaixando no local onde foi recortado.
Inclusive também podendo ser utilizado o mesmo pedaço que foi retirado para a manutenção.
Caso não seja possível utilizar este mesmo pedaço que foi retirado, pode ser guardado para utilizar em manutenções futuras.
Por isso, o Steel Frame também tem o menor índice de desperdício e entulho, você consegue reaproveitar materiais que sobram e ainda contribuir para o meio ambiente não gerando lixo.
O método é muito mais correto ecologicamente, sendo sustentável. Veja mais sobre Steel Frame sustentável
Outra grande vantagem é que o sistema Steel Frame permite um grande espaço dentro das paredes para trabalhar. Desta maneira, é possível também trocar de lugar, ou ainda instalar novas tubulações com mais facilidade.
Os recortes são feitos em um lado da parede nas placas de fechamento. Depois disso, a lã interna também pode ser retirada facilmente, facilitando e permitindo um vão conveniente para os reparos.
Essas manutenções podem ser feitas pelo próprio usuário, sem a necessidade de contratar profissionais, porque são fáceis de fazer e serem aprendidas. Diferente da alvenaria, por exemplo, que exige um pedreiro para fazer um trabalho pesado e mais complicado.
Desta forma, tendo redução de custos, tempo, sujeira, barulho e também menos estresses.
Conclusão:
As instalações elétricas e hidráulicas numa obra Steel Frame são muito mais fáceis comparando com uma obra convencional.
Portanto, também pode ser economizado dinheiro quando contratar eletricista e encanador por exemplo no momento que construir sua obra do zero. Isso porque eles terão uma parede toda aberta para trabalhar.
Além do mais, não precisa quebrar paredes para passar tubulações, consequentemente terão menos serviço e também economizarão tempo.
Casas em Light Steel Frame são seguras?
https://projetohabite.com.br/casas-em-light-steel-frame-sao-seguras/
Casas em Light Steel Frame são seguras? Esta é uma das dúvidas mais comuns de quando se está conhecendo este sistema construtivo. E a resposta é bastante simples: sim. Casas em Light Steel Frame são tão – ou mais – seguras que as casas construídas em alvenaria. Entenda:
Edificações em Light Steel Frame tem estrutura bastante resistente. Ela é formada por perfis estruturais guias e montantes de aço galvanizado, com espessuras entre 0,9 mm e 2,5 mm. É calculada de acordo com regulamentos nacionais e internacionais que estabelecem espessuras mínimas de chapa, quantidade e tipo de parafusos.
As casas que melhor resistiram ao furacão Andrew na Flórida em 1992 foram as construídas com sua estrutura em aço. A estrutura, quando devidamente ancorada, se comporta de forma dinâmica por ser interligada, distribuindo melhor os esforços causados pelo vento. Isto é apenas um dos fatores que atesta que as casas em Light Steel Frame são seguras.
Os perfis que integram a estrutura do sistema Light Steel Frame são totalmente incombustíveis, ou seja: não pegam e não propagam fogo. Da mesma forma, o isolamento em lã de vidro, pet ou rocha são incombustíveis e cumprem todas as normas internacionais de segurança.
Os demais elementos que constituem as paredes, como as placas OSB e o poliestireno, são classificados como de baixa propagação da chama, o que significa que mesmo se forem queimados, a combustão para, ao retirar a chama.
Além disso, estes materiais resistem ao fogo de 30 minutos a 2 horas. Desta forma, em caso de incêndio, as paredes e a estrutura resistem ao fogo tempo suficiente para a completa evacuação da moradia. Isto garante que as casas em Light Steel Frame são seguras quanto a incêndios.
As casas em Light Steel Frame são seguras também internamente. As placas de drywall são fixadas na estrutura de aço galvanizado (painéis) e é a rigidez desta estrutura interna
que confere resistência e estabilidade às paredes. Estas são capazes de suportar o peso de objetos pesados, das mais variadas alturas e comprimentos, fixados em sua superfície. Apresentam igualmente boa resistência mecânica a choques contra a sua superfície.
Por fim, existe uma confusão sobre o comportamento dos prédios metálicos. Acredita-se que devido ao fato do aço ser um material condutor ele seria mais suscetível a acidentes por raios. A realidade é que acontece justamente o oposto.
Justamente pelo fato do aço ser condutor, a descarga elétrica será dispersada por toda a estrutura em direção ao solo quase que instantaneamente. A estrutura funciona como um grande fio de aterramento. E como os materiais são altamente resistentes ao fogo, uma edificação em Light Steel Frame tem muito mais chances de resistir ao impacto de raio que os demais prédios de madeira, concreto ou alvenaria.
Podemos constatar então que casas em Light Steel Frame são seguras, e até mais que as convencionais, em diversos aspectos. Não é à toa que companhias seguradoras dos Estados Unidos oferecem descontos de até 25% nos seguros residenciais de casas construídas em Light Steel Frame.
Assista abaixo a reportagem da TV americana ABC sobre um teste de resistência à terremotos de um prédio construído em Light Steel Frame
https://www.youtube.com/watch?v=hj-_wBNNWGY&feature=youtu.be

CONTATOS

SIA Trecho 3/4, Lote 445/455
Brasília-DF - 71200-030
(61) 3356-5240
(61) 3548-1520
(61) 99170-7345

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta:
07h30 às 18h.

Sábado:
07h30 às 14h.

SOCIAL MEDIA

Hometeck © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Trendbuild Soluções Digitais